METAS RECÍPROCAS (OU REVITALIZADAS?)

 

Reprodução

Imaginemos o inicio, o começo, a gênese de algo, mas do que? De um ano, de um mês, de uma semana ou de um dia? A contagem pode ser finita ou não, dependendo de nossa intenção, mas isso é o inicio de uma reflexão, pois estaremos nos renovando ou seguindo um protocolo cultural de começo de ano? Afinal o planeta apenas deu um giro total ao redor do sol não é mesmo? Mas a terra não é a única a seguir um planejamento, pois assim como temos as quatro estações do ano, nós também seguimos etapas comportamentais ditados pela periodicidade comercial e relacional em nossa sociedade atual. No meu caso, estou tratando de períodos bastante significativos, passei pelas comemorações de Natal e virada de ano muito feliz por conta de minha recuperação da saúde mental e física também, pôs a cada 24 horas me mantenho longe do primeiro gole, sim eu não posso tomar álcool, e também estou lutando contra o tabagismo, este último ainda frequente no meu dia, mas com considerável redução, e junto com isso tudo durante o mês de janeiro de 2023, me encontro em período de férias de meu trabalho remunerado, pois apesar de ter concluído minha graduação ainda vendo a minha força de trabalho fora da área em que me especializei, realidade esta que muitas pessoas compartilham, e agora inicio uma questão, como me desvinculo da realidade anterior e me renovo e revitalizo com as boas vibrações de desejo de um ano novo repleto de vitórias e conquistas? Sejam bem vindos a mais um texto do nosso querido blogue!

Reprodução

Então como previamente combinado tudo recomeçou, tudo mas nem tanto, apenas o calendário tomou a forma de 01 de janeiro de 2023, mas o mundo tava lá do jeitinho que deixamos à um dia atrás, parece que foi ontem o ano passado né? Mas foi isso mesmo que aconteceu, dia primeiro nos presenteando com um feriado, mas que em 2023 caiu em um domingo, ressacas generalizadas (nada contra), dietas não observadas, saldos em crédito e débito estourados, tudo conforme a tradição e de acordo com nosso consumismo motivado é claro pelas reuniões familiares e de amizade que são sim muito importantes e saudáveis desde que sem discussões bobas sobre assuntos que não contribuem com a fraternidade e união, coisas muito comuns nos últimos anos. A simbologia que o significado de um recomeço agrega é muito vasta, mas como diz o velho dito popular, é o costume do cachimbo que deixa a boca torta, ou se preferir também podemos nos valer da máxima que “somos o nosso maior inimigo”, pois as duas frases refletem o nosso melhor senso de recomeço, a mudança começa por nós, pois o mundo não irá se reconfigurar segundo nossas necessidades, muito menos atenderá as nossas vontades pois primeiro estas devem ser reavaliadas e prioridades devem ser observadas, afinal são necessidades finitas para recursos muito, mas muito finitos.

Nesse texto, não pretendo soar como um coach de auto ajuda, estou falando de minha experiência desde o dia 22 de setembro de 2021 quando adentrei a um grupo de ajuda a quem deseja abandonar o vício do álcool, e nesse grupo, que é online, tenho aprendido muito sobre recomeço e tenho compreendido melhor o significado de fraternidade, pois até algum tempo atrás a minha visão sobre esse tema era muito limitado pois o encarava apenas como um objeto de estudo e também como uma coisa que não era objetivamente válido na construção de um “EU” autentico, pois fazendo parte de uma comunidade, mesmo que não religiosa, eu estaria em um processo de massificação que anularia minhas convicções e certezas, mas para minha alegria o contrário vem se mostrando e me sinto mais “Christiano”, claro que errando aqui, escorregando ali, mas me fortalecendo e lidando melhor com minhas perspectivas e buscando meus objetivos.


Reprodução

Não é meu interesse julgar, mas compartilhar com vocês esse meu sentimento, como já disse anteriormente, somos o nosso maior inimigo, mas os fatores externos de maneira muito objetiva nos coloca em situações onde nossa saúde física e principalmente mental, são testadas e prejudicadas desde o momento que despertamos pela manhã, e para que tenhamos condições de lutar com nossas dores do mundo, é preciso reconhecer a nossa incapacidade de sozinhos conseguirmos, não estou me referindo a vontade e força interior, isso nós conseguimos invocar perante e consequentemente pelo amor que temos aos nossos entes queridos, me refiro a curar nossas enfermidades, morais, físicas e psicológicas, busquemos ajuda, não na forma de endeusar algum método revolucionário de curso online, ou imitar alguma exceção a regra que nos é vendida como única saída de sucesso financeiro ou relacional, me refiro a unificar um método que junta vários fatores de nossa vida, simplesmente procure um médico, estude a literatura de sua denominação religiosa (seja ela qual for), se não tiver um credo, leia boas obras de sua linha de pensamento, se preferir, sendo religioso ou não, leia obras dos dois segmentos, amplie seu repertório, se é um esportista, pesquise a história e como sua modalidade beneficia o nosso organismo e como suas instituições se relacionam com nossa sociedade, enfim ampliemos o mundo dentro do universo que é a nossa mente.

Agora corro o risco de ser mau interpretado, mas é a minha constatação em meu processo de busca pela recuperação, o fato de me afastar e cortar relações se fez e ainda se mostra benéfica, pois a origem de muitos males está na forma como as relações estão estruturadas, quando for preciso eu direi adeus, se for necessário eu não irei a determinado evento, se eu quiser eu farei, claro que respeitando o que tiver de ser respeitado, pois a recusa também demonstra a minha intenção de me guardar de ter experiências traumatizantes e incomodas. Nós existimos e somos importantes, feliz daquele que ganha o pão de cada dia, mas após o expediente somos mães, pais, filhos, amores e amigos de alguém, principalmente de nós mesmos!



Comentários