QUANDO NÃO BATEM À PORTA (não é sobre espera)

 


Para Max Weber a burocracia não é aquela montanha de papéis inúteis que nos irrita no dia a dia. Pelo contrário: para ele, a burocracia é a forma mais racional, eficiente e técnica de organizar grandes instituições (sejam elas governos ou empresas). Weber via a burocracia como uma resposta à necessidade de ordem e previsibilidade em uma sociedade cada vez mais complexa. Mas em nosso dia a dia nos deparamos com obstáculos e pendências que atrasam processos e liberações de uma série de questões e compromissos que botamos em duvida esta prática tão comum em nossas vidas profissionais e até mesmo em momentos de laser. Mas será que não temos um pouco de culpa quando não batem na nossa porta como figura de linguajem, quando contamos com algo que julgávamos resolvido e sem pendências?


Max Weber
Max Weber

Para Aristóteles, entender o mundo não é apenas descrever o que vemos, mas descobrir o porquê das coisas. Ele desenvolveu a famosa Teoria das Quatro causas para explicar a existência de qualquer objeto ou ser. Para ele, o conhecimento científico (episteme) só existe quando conhecemos a causa primeira e fundamental. Então amigas e amigos, esquecemos algo? Perdemos um prazo? Nossas facetas são múltiplas quando exercemos nossos papeis sociais, seja como filhos, funcionários, mães e pais, ou até mesmo quando estamos fisicamente a sós, é uma tarefa muito complexa categorizar nosso subconsciente para que ele administre senhas, códigos, compromissos e  deveres, como já foi dito, tudo isso sendo responsabilidade de nossas personas. Para Émile Durkheim, a solidariedade não tem a ver com "fazer caridade", mas sim com os laços que unem os indivíduos em sociedade. Ele queria entender o que mantém as pessoas juntas (a coesão social) e percebeu que isso muda conforme a sociedade evolui. Ele dividiu essa união em dois tipos: Solidariedade mecânica e Solidadriedade orgânica. O motivo deste meu comentário, é que a algumas semanas me vi em apuros devido ao não comprimento de adivinhem? Sim, pendências burocráticas, não me chegava nada pra me esclarecer, e-mail, aplicativos de mensagem, nem mesmo um documento oficial pelos correios, ou seja, eu me perdi na selva de pedra e papeis, coisas que eu poderia ter feito, mas que por motivos de forças maiores, e um pouco de desleixo meu, eu fui o próprio sabotador, e pus toda a culpa no sistema. Durkheim alertou que, quando a sociedade muda rápido demais (como na Revolução Industrial), os laços da solidariedade podem se quebrar antes que novos sejam formados. Ele chamou isso de Anomia Social: um estado de "ausência de normas" onde os indivíduos se sentem perdidos e desorientados.


Aristóteles


Os seus passos marcam você, seu caminho reflete seu desprazer nessas situações em que julgamos tudo estar perdido juridicamente falando, mas não esquecendo também que nosso emocional que é fortemente agredido (seria a causa primeira?) é muitas vezes nosso ponto de partida para uma boa ou má experiência, sendo ela em qualquer setor de nossas vidas. As escolhas sempre irão cobrar consequências, eu estava perto quando nasceram, mas será que eu sabia mesmo o melhor a fazer? A relação entre a globalização e as mídias digitais é o que chamamos de simbiose, uma não existiria da forma que conhecemos hoje sem a outra, se a globalização é o processo de integração econômica e cultural do mundo, as mídias digitais são o sistema nervoso que permite que isso aconteça em tempo real. Existe informação, mas nós mesmos muitas vezes deixamos o achismo guiar-nos, e deixamos os canais oficiais de informações burocráticas, para ler comentários de alguma postagem aleatória, a internet tem bons e maus caminhos, escolhamos qual seguir dependendo da situação é claro, pois o laser faz parte e existe fora da tela.


Émile Durkheim







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DO PRIMEIRO CAPITULO DO LIVRO: “ENSINAR A ENSINAR (Didática para o ensino fundamental e médio)”.

A PROFUNDIDADE DA TOCA DO COELHO

LÁ E DE VOLTA OUTRA VEZ (De novo)