ARRUME SUA CAMA! (MESMO QUE NINGUÉM VEJA)

Reprodução

Pode parecer que sempre venho com o mesmo assunto, mas sinto que preciso me justificar, pois a sabedoria abre os lábios, somente para o entendimento, e sinto que ainda não é o meu caso, em partes pelo menos. Como sempre tento especificar por aqui, as Ciências Sociais, são de uma riqueza fascinante, para aquele que tenta compreender e principalmente, elencar os fatos e contextualizações que permitem as várias situações e supostas verdades objetivas que os indivíduos consideram como realidade, ou pelo menos a sua representação. Entretanto, o Cientista Social, é um simples cidadão, um ator que junto com sua rede de relações, ajuda a construir o objeto que ele escolheu como seu alvo principal, ele nada mais é que mais uma peça no complicado jogo de trocas e interdependências, que é a nossa sociedade, objeto este que parece ter vida própria, e que determina as sortes e desventuras de cada cidadão. Sendo assim, ao contrario do que algumas pessoas pensam, alguns pesquisadores, não se consideram acima do bem e do mal, muito menos senhores da verdade, os que optam por cursar as chamadas Ciências humanas, como a História, Filosofia e a Sociologia, tem um desafio que os acompanha desde o seu nascimento, que é separar o público e o privado de suas próprias vidas, enquanto atuarem como observadores e analistas críticos. Altores clássicos desde cedo em suas obras, já chamavam a atenção para esse impasse, de não deixar que nossa opinião pessoal e familiaridade com o campo pesquisado fizessem o resultado final não ser imparcial , sendo assim, o pesquisador é em alguns casos, causa e consequência seja lá do que for.

É muito comum em meu dia a dia, caracterizarem minha intimidade, seja ela física ou intelectual, como sendo fácil de lidar, pois segundo algumas pessoas, o meu gosto pessoal por determinados assuntos, como por exemplo, filmes, séries, quadrinhos e outras publicações cientificas ou voltadas para a ficção, não seriam indicadores de uma dedicação ao trabalho remunerado ou de um suposta moral familiar e aceitadamente tradicional. Dessa forma, um pré julgamento acontece, sendo que ao contrário do censo comum estabelecido, minha atividade profissional e vida particular tem um comportamento muito diferente do definido por estas mesmas pessoas. É esse tipo de coisa que uma pesquisa cientifica deve evitar, pois ela obedecendo o processo do método e objeto, deve justamente levantar questões e identificar os pormenores de cada situação contextualizada, realizando assim, seu papel, sendo uma ferramenta para a ajudar a resolver problemas, identificando e relatando causas, para assim concluir seu projeto. Agora, falando de mim enquanto cidadão, pai de família e homem comum, eu tenho uma série de regras e normas politicas e sociais para seguir, como por exemplo, se eu for integrante de uma determinada organização religiosa, ela me determinará uma doutrina a ser seguida, doutrina esta que influenciará social e culturalmente a minha forma de interagir com a sociedade.

Reprodução

Da mesma forma, se eu tiver alguma ideologia politica ideológica na minha forma de entender e agir no mundo, isso influenciará, e além disso, assim como a doutrina religiosa, me aproximará de pessoas com um comportamento parecido com o meu, além de é claro, determinar minha forma de consumo, seja de produtos físicos ou digitais. Agora existe a camada que em minha opinião, mais determina um possível rumo que cada indivíduo pode vir a percorrer. Alguns de vocês já devem ter percebido que eu fiz um caminho inverso ao enumerar as possíveis fases que um indivíduo possa percorrer ao longo de sua história, primeiro eu citei a fase profissional, com sua técnica e procedimento objetivo na produção de algum bem, depois enumerei duas possíveis praticas que também podem moldar o caráter e a moral do indivíduo, seja ela filosófica ou religiosa. O que define o terceiro passo seria a forma como se pode relacionar as duas fases anteriores, criando assim um objeto único, que pode ser mais ou menos bem relacionado com a sociedade em questão, lembrando que esta é fruto de muitas outras considerações que mão iremos elencar neste momento, mas o que eu desejo explanar aqui, seria as escolhas e repertório usados para se formar como cidadão. Esse enumerado de coisas podem variar desde traumas pessoais, desenvolvidos na infância, persistindo ao longo da vida, desigualdades econômicas e sociais, até o consumo demasiado de álcool e outras substâncias ilícitas.

Dessa maneira, em um mesmo grupo considerado uniforme, encontram-se uma gama enorme de diferenciais que irão representar seu grupo ideológico ou religioso, além de outras representações culturais ou sistemáticas, de uma maneira diferente, dependendo de onde estes mesmos indivíduos irão exercer suas outras atividades, sejam elas profissionais ou familiares. Pode parecer que estou me referindo a um raciocínio lógico, e que isto está claramente entendido pelos demais agentes com quem esses atores sociais irão conviver ou interagir, mas pense um momento, no número de vezes em que você foi julgado ou ridicularizado, por causa de alguma coisa acontecida em algum grupo que por ventura você faça parte, sem almenos ter concordado com atitude que seu colega de classe ou de culto manifestou, ou como você pode ter sido contra a alguma representação que a mídia realizado de suas crenças ou a realidade delas que você cultiva em seu eu interior.

Reprodução

Por isso amigos, o meu obrigado por me darem essa atenção, agora recente eu tive uma experiência ruim em minha vida social que já a alguns anos me prejudica, inclusive a minha saúde psíquica e mental, além é claro de colocar em risco minha integridade física. Agindo dessa maneira, eu simplesmente, estava jogando na lama, todos os anos de estudo dedicados a minha atividade cientifica, tão amada por minha pessoa, e além dela, apesar de eu não ter vinculo com nenhum sistema religioso, eu também ia contra a toda a minha moral e caráter, que eu considero válida e respeitável, ensinada por minha querida mãe, e também colocando em risco minha atual renda mensal que eu dedico ao sustento de minha família. Resumindo, o que define um herói, não são apenas suas vitórias e derrotas, o resultado objetivo que nos causa efeitos reais e constatáveis, se concretiza com a forma como nos relacionamos com as coisas e as pessoas, eu posso ser um ótimo profissional, eu posso ser um humilde e dedicado fiel de alguma crença, mas se eu não conversar e discutir comigo mesmo as melhores saídas e condições, para combinar todas as possíveis faces de minha vida, eu me reduzirei e me concretizarei na pior opção para alguém contratar, para algum templo respeitar e para levar a diante algum projeto de bem estar e harmonia entre mim e minha família.




Comentários